segunda-feira, 7 de março de 2016

SESSÃO 03: DISCUSSÃO SOBRE OS FRAGMENTOS DE A CIÊNCIA E O ISLÃ, O FÍSICO, E O NASCIMENTO DA CLÍNICA


a.    Qual o papel do Islã medieval e qual a importância de "Al-Qanun fi al-Tibb” - ou o Cânon da Medicina (1025) - de Ibn Sina, ou Avicena, para o desenvolvimento da ciência médica?

O Islã medieval exerceu papel de extrema importância ao buscar os conhecimentos que estavam dispersos pelo mundo, e reuni-los e organizá-los. Assim, o Cânon da Medicina (1025) de Avicena proporcionou o compilamento de todas as informações, desde a Grécia à Índia, sobre o corpo humano, seu funcionamento, e os processos de saúde e doença, e os organizou em uma linguagem acessível, tornando-se então, um manual que foi utilizado até o século XIX, permitindo assim, a reunião de conhecimentos acerca da ciência médica e o seu desenvolvimento.

b.   Que condições históricas definiram o domínio da experiência clínica no século XIX e qual a estrutura de sua racionalidade?

Na segunda metade do século XIX, conhecimentos acerca dos fatores biológicos que estavam envolvidos no desencadeamento de doenças, como vírus e bactérias, foram descobertos e revolucionaram a Medicina. Assim, o que até este período era utilizado como fonte de conhecimentos, como o Cânon da Medicina, passou a ser visto como equivocado, e os procedimentos relacionados a experiência clínica passaram a estar associados aos modelos biomédicos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário