segunda-feira, 7 de março de 2016

SESSÃO 03: ANÁLISE DE UM CASO CLÍNICO

Francisco, 72 anos, morador de Itabuna, em território com tríplice carga de arboviroses, está há 2 dias com febre moderada (38,5º C), acompanhada de cefaleia, mialgia, conjuntivite, e hoje refere ter notado que até a palma das mãos estão com vermelhidão e prurido. Nega sangramento. Tem como comorbidade, hipertensão arterial. Francisco procurou o serviço de saúde porque está preocupado com sua neta que está grávida. Referiu estar em uso das seguintes medicações: losartam e AAS. O médico registrou no Prontuário: paciente orientado, hidratado, anictérico. Ausculta cardíaca: Ritmo cardíaco em 2 tempos, regular, sem sopros. Pulmões limpos. Abdome sem visceromegalias, indolor a palpação profunda e superficial. Presença de exantema maculopapular em todo o corpo e palma das mãos.

a.    Quais os Sintomas narrados por Francisco e os Sinais observados pelo médico?

Os sintomas observados por Francisco são: febre há dois dias, cefaleia ,  mialgia, vermelhidão e prurido nas mãos. Já os sinais observados pelo médico foram: febre moderada ( 38,5 °C), conjuntivite e presença de exantema maculopapular em todo o corpo e palma das mãos.

b.    Trata-se, à primeira vista, de uma Síndrome, uma Doença, um Agravo ou uma Afecção?

Trata-se de uma doença, caracterizada por desvios de variáveis biológicas, com sinais e sintomas específicos.

c.    Qual a principal Suspeita Diagnóstica: Dengue, Zika ou Chikungunya? Justifique.


               Ao relacionar os sinais e os sintomas, conclui-se que  a principal suspeita diagnóstica é a Zika, pois o paciente encontra-se com febre de 38,5 °C há dois dias, acompanhada de cefaleia, dor muscular (mialgia), conjuntivite ( que  apresenta-se em até 90% dos casos), além disso apresentou manchas na pele, coceira e não apresentou sangramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário